Olá! Este tutorial será um pouco longo, mas é necessário que você leia atentamente todos as informações para evitar qualquer tipo de imprevisto ao final do procedimento de formatação do seu aparelho.

O que é Hard Reset?


O hard reset (factory reset) é um processo de restauração do software do aparelho para seu estado original de fábrica, ou seja, é um procedimento que elimina todas as informações decorrentes do uso contínuo que estavam gravadas no aparelho e o deixa limpo como se tivesse acabado de ser ligado pela primeira vez (sair de fábrica).

Para que serve o hard reset?


Este é um procedimento indicado para os casos em que o dono do aparelho esqueceu a senha de desbloqueio da tela inicial, para resolver problemas ou erros decorrentes de falhas em atualizações de software ou para quando o aparelho simplesmente será vendido a terceiros e você não quer que nenhuma informação fique no smartphone.

Recomendações antes de iniciar o hard reset:

  • Faça um back-up dos arquivos (lembre-se que este procedimento irá apagar toda a informação do aparelho, como aplicativos instalados, músicas, fotos, contatos, mensagens e até as suas configurações pessoais);
  • Carregue completamente o seu aparelho para que o procedimento de restauração não venha a ser impedido por falta de carga, pois isto poderá ocasionar falhas graves no sistema operacional;
  • Anote o e-mail principal que está cadastrado no aparelho e a sua senha de acesso para que você possa comprovar a sua propriedade ao religar o smartphone.
  • O que fazer quando o smartphone está com a tela congelada? Soft Reset!


O que é Soft Reset? Quando devo realizar? 


O Soft Reset nada mais é que um método de reinicialização do dispositivo. Para realizar esta técnica basta pressionar e segurar o botão de volume para baixo e o botão de Ligar/Desligar o aparelho até que este tenha se desligado completamente, aguarde 10 segundos com o aparelho desligado e pressione novamente o botão de Ligar/Desligar para que ele seja reiniciado.

Este procedimento funciona na maioria dos casos em que o aparelho está travado por excesso de aplicativos abertos ou por algum erro em determinado arquivo que estava em execução.

Como prevenir o problema da tela congelada?


Para que este problema não se repita em seu aparelho é necessário que você realize as seguintes ações:

Limpeza da Memória

Primeiramente, verifique como anda o armazenamento do seu dispositivo.

Se durante o seu uso diário ele já apresenta mensagens de "armazenamento insuficiente", é recomendado que você realize uma limpeza dos arquivos desnecessários que estão impedindo o aparelho de funcionar corretamente.

Para isto, você pode plugar o seu aparelho ao computador por meio de um cabo USB e fazer a transferência destes arquivos para o PC, HD externo ou pendrive. 

Existem também aplicativos que realizam a limpeza de arquivos duplicados ou desnecessários ao aparelho e que podem dar uma pequena folga ao seu armazenamento diminuindo a sobrecarga na memória do dispositivo.

Atualizações

Cheque sempre por atualizações do seu sistema operacional! As empresas corrigem falhas por meio das atualizações do S.O., portanto, manter o seu dispositivo com o sistema em dia é muito importante para diminuir a chance de travamentos.

Para pesquisar se existem novas atualizações em seu smartphone, basta ir em Configurações > atualização de software > baixar atualizações.

OBS.: Estes comandos podem variar de acordo com a versão do sistema operacional instalado!

Memória RAM

A memória RAM é a responsável pelo rápido acesso aos dados de aplicativos em execução no smartphone. 

Quanto maior for a quantidade desta memória maior será a quantidade de arquivos que podem ser executados ao mesmo tempo!

Ocorre, que em alguns casos o usuário deixa tantos arquivos abertos em segundo plano que acaba por preencher completamente a memória RAM impossibilitando o correto funcionamento do aparelho e o levando ao congelamento da tela.

Samsung Galaxy J5


Hard Reset - Como Resetar o Samsung Galaxy J5


1º Método: Quando você tem acesso as configurações do aparelho!

Primeiramente, acesse as Configurações;

Hard Reset Samsung Galaxy J5


Deslize a tela e toque em Gerenciamento Geral;

Restaurar


Clique em Restaurar;

Redefinir padrão de fábrica


Toque em Restaurar padrão de fábrica, depois deslize a tela e clique em Redefinir e por último clique em apagar tudo.

2º Método: Quando o aparelho está bloqueado por senha!

Antes de realizar este procedimento, por favor, recarregue completamente a bateria do seu aparelho!
Desligue o seu smartphone;

Aperte e segure os botões de volume para cima (mais), botão menu/home e o botão Liga/Desliga até que o logo da Samsung comece a ser exibido, agora solte o botão de liga/desliga, mas mantenha os outros pressionados até aparecer o boneco do android com a barriga aberta;

Quando o boneco do Android aparecer, apenas aguarde até que a seguinte tela carregue;

wipe data / factory reset


Agora, pressione o botão de volume para baixo (menos) para mover até a opção wipe data / factory reset e pressione o botão de ligar/desligar para confirmar;

yes delete all user data


Aperte o botão de volume para baixo (menos) até a opção Yes e confirme com o botão de ligar/desligar;

Terminado o passo anterior, pressione o botão de ligar/desligar na opção reboot system now para que o seu aparelho já formatado possa ser reiniciado.

Agora basta aguardar alguns minutos até que o seu aparelho reinicie completamente.

O smartphone está demorando para reiniciar? Ficou preso na tela do logo (loop infinito)!


Normalmente os aparelhos levam entre 5 a 10 minutos para reiniciar completamente, mas é possível que demorem um pouco mais para reiniciarem, tudo irá depender do estado em que se encontra o seu dispositivo.

Se o seu smartphone demorar mais do que 30 minutos para reiniciar, volte até seção de Soft Reset e reinicie o seu aparelho da forma descrita, depois repita o processo de formatação.

O problema se repetiu? Bom, não se desespere! Leve o aparelho até uma assistência técnica mais próxima para que eles possam analisar o que está acontecendo, pode ser que o seu smartphone esteja com o software “bricado”, mas o mais provável é que seja algum problema simples de resolver.

Meu aparelho reiniciou, mas agora está pedindo e-mail e senha! O que fazer?

Conecte o seu aparelho a uma rede Wi-Fi e insira o e-mail e senha que estavam cadastrados antes de realizar o hard reset.

Post a Comment